Sobre o Santa Paciência

Começamos este blog em 2015. Foi como amor à primeira vista: Talita, Carol e eu nos conhecemos, nos aproximamos e, em poucos dias, começamos o blog. O que nos uniu, a ponto de decidirmos criar este meio de comunicação das nossas ideias para o mundo virtual, foi uma necessidade comum: falar sobre o feminino de um ponto de vista cristão. Com isso, queríamos dizer que nossos textos incluiriam desde assuntos menos discutidos nas igrejas, como o feminismo, por exemplo, como outros mais obviamente associados à espiritualidade. E foi nessa confluência de expectativas, que nasceu o Santa Paciência.

Nesses três anos de existência, o blog tem tomado formas e significados que nós mesmas não esperávamos. Para escrever nossos textos, nós conversamos com Deus, pesquisamos fontes, conversamos com pessoas, lemos livros e mergulhamos fundo em nós mesmas para selecionar que angústias compartilhar. Nessa oferta de nós mesmas, não apenas leitoras e leitores sentiram-se tocados, mas nós três começamos a experimentar uma transformação na nossa vida. Amadurecemos emocional e espiritualmente, nos aproximamos como amigas íntimas e, sem contar exatamente com isso, fomos nos aproximando também de Deus.

Essa transformação influenciou diretamente o tom dos nossos textos. Nossa preocupação passou a ser tratar do feminino não mais sob um ponto de vista cristão apenas, mas de forma ousada (ou descarada mesmo), aproximarmos o feminino da Fonte criadora de toda nossa feminilidade (seja essa feminilidade traduzida em cabelos curtos, tatuagem ou que quer que seja. Aqui não estamos falando de estereótipos estéticos, mas nos referimos ao ethos).

Não pretendemos mais oferecer um contraponto às outras vozes defensoras do feminino na sociedade. O que queremos em 2018 é nos aprofundar no conhecimento do Eterno, juntamente com toda e qualquer voz defensora do feminino que estiver aberta para isso.

Por isso, convidamos você a fazer parte desse caminho com a gente. Leia nossos posts, comente, compartilhe, discorde e pergunte. Vamos criar um ambiente que nos una em verdadeira sororidade, rumo ao objetivo de conhecer melhor a Pessoa, para quem e por meio de quem existimos nesta terra.

E quando nós aqui do blog falharmos nesse processo, uma vez que ele é novo também para nós, por favor, disponha sempre da sua…. santa paciência. ;)

 

Luciana Mendes Kim